domingo, 13 de julho de 2008

Reunião CJ-AC/PR


Nos dias 05 e 06 de julho o CJ-Arenito, participou na Estação Ecológica do Caiuá, da reunião onde foi abordado o projeto aprovado pelo edital do Projeto Paraná Biodiversidade, juntamente com o Instituto Sócio-Cultural e Ambiental do Pontal do Paranapanema – ISCAP, membros do Voluntariado em Unidades de Conservação da Estação Ecológica do Caiuá – VOU, pesquisadores e professores atuantes na região.

O projeto aprovado é intitulado de: “Introdução à Educação Ambiental no Processo de Gestão Participativa dos Gestores das Unidades de Conservação (APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, Estação Ecológica do Caiuá e RPPNs), região norte do Corredor Caiuá-Ilha Grande.

Essa reunião foi conversada sobre a atuação de cada um desses atores e basicamente como funciona uma gestão participativa em UCs, pois esse é um tema bastante atual e como toda ação que acontece entre o homem e o meio ambiente, esta em fase de experimentação em várias localidades, tentando buscar integrar o saber teórico do saber popular das populações do entorno de cada local.

O CJ vai participar desse projeto, usando-se de suas metodologias, para buscar a união desses saberes e com isso ter UCs mais próxima das comunidades tradicionais. Foi fechada também uma parceria com o ISCAP, ajudará nas ações do CJ-Arenito, tanto na região noroeste do Paraná, como também revivendo o CJ – Tríplice Fronteira MS/SP/PR, com ações no Pontal do Paranapanema e região do entorno do Corredor de Biodiversidade Caiuá-Ilha Grande.

A conversa serviu também para a organização interna do Coletivo, pois já havia um tempo que não tinha esses momentos. Esse encontro foi muito rico em conhecimentos, pois todos saíram elogiando.

Um comentário:

  1. Olá pessoal...
    Posso dizer que a reunião que foi prestigiada na ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CAIUÁ foi muito proveitosa, pois conversamos sobre diversos assuntos, mas o enfoque do assunto na verdade era sobre GESTãO PARTICIPATIVA... Quero dizer que sempre é bom fazer reuniões como essa, pois isso além de fortalecer nossos laços de amizades, contempla em uma união em nossa equipe, que de certa forma isso irá proporcionar muito enriquecimento para todo o grupo...
    Garanto que essa foi umas das reuniões mais bem aproveitadas que já tive esse ano...
    Todos estão de parabéns
    Um abraço...

    ResponderExcluir