sexta-feira, 12 de junho de 2009

Educação Ambiental no Juriti

Nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2009, em continuidade as ações de execução do projeto Juriti foram realizadas algumas atividades de Educação Ambiental na Escola Centrão e naComunidade Capanema/Porto Natal. No primeiro dia foi realizado nas séries pré-estabelecidas, de forma interativa, a apresentação do projeto. Três alunos destas séries foram selecionados aleatoriamente para participar da entrevista “o que eu gosto em minha escola”.


Paralelamente a apresentação do projeto e articulações com o Grêmio Estudantil estava acontecendo no pátio uma exposição ambiental, com literaturas, amostras de fauna e flora, amostras de pegadas de animais em gesso e o painel com o tema “Minha comunidade é assim” no qual estavam inseridas diversas imagens que representavam o seu cotidiano.



Com os professores foi realizada uma “Roda de conversa” na qual houve a apresentação oral do projeto Juriti, uma explanação sobre as atividades de Educação Ambiental que seriam realizadas e também uma troca de idéias, na qual os professores falaram sobre os projetos e atividades ambientais que realizam ou pretendem realizar na escola.



No segundo dia, através de dinâmicas, o público foi dividido em equipes. Em cada equipe, e com a participação dos mesmos, o facilitador dialogou sobre o efeito das ações antrópicas em determinado elemento ou recurso (ar, terra, água e fogo).



Posterior ao diálogo as equipes foram reunidas em um ambiente único onde foram realizadas as oficinas “Árvore dos Sonhos” e “Varal Mural”. Nestas oficinas os alunos demonstraram diversas necessidades e aspirações. Algumas mirabolantes e que não condizem com a realidade ou necessidade deles, e outras que com ações conjuntas podem ser solucionadas e irão contribuir para a melhoria do ensino e bem-estar dos mesmos.



No terceiro dia, no Centro Comunitário Capanema, foi realizada a “Roda de conversa”com a comunidade. As atividades iniciaram-se com uma dinâmica de apresentação. Posterior a essa, houve a apresentação do projeto Juriti, que abordou a finalidade, objetivos, benefícios, metodologias, resultados esperados e parceiros do mesmo.
Após a apresentação do projeto, com diálogo, troca de experiência e informações, o público presente montou o painel “Minha comunidade é assim”. Para reforçar os temas abordados durante a elaboração do painel, foi realizada a dinâmica “A importância da mata ciliar”.Depois da dinâmica, com o objetivo de diagnosticar os anseios da comunidade e possíveis meios de solucioná-los foi realizada a oficina “Varal Mural”.
Ao término da oficina deu-se a realização do sorteio de diversos brindes. Para encerramento foi realizada a dinâmica “O que eu deixo e o que eu levo” e oferecido um lanche aos participantes, o que proporcionou um momento de maior descontração e contato entre os facilitadores e comunidade, bem como a realização da entrevista “O que eu gosto em minha comunidade”. A coordenação e realização dessa etapa de atividades, que contou com um público de aproximadamente 120 pessoas, foi do CJ Arenito Caiuá/Instituto Caiuá, com o apoio dos parceiros IAP, Prefeitura Municipal e REMAVOU, através de seus componentes Kellyton Cristian de Almeida, Denise Freires, Thiago Holpert Caetano e Leslie Aparecida Dias.

Abraços Coletivos!
Leslie Aparecida Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário