segunda-feira, 1 de junho de 2009

CJ Arenito Caiuá e Instituto Caiuá participam de Processo participativo do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná.


Aconteceu no dia 27.05.2009 no Teatro Municipal de Paranavaí o primeiro encontro regional de bacias hidrográficas, com o objetivo de mobilizar e envolver a sociedade nas discussões sobre qual deve ser o futuro das águas no Paraná. Esses encontros regionais denominado de “Processo participativo do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná” são instrumentos de divulgação e conscientização sobre a importância estratégica de uma adequada gestão dos recursos hídricos e está sendo realizado em cinco regiões do Estado. Nessa regional abrangeu as bacias hidrográficas do Paraná I, Baixo Ivaí, Paranapanema III e IV e Pirapó. O evento foi dividido em duas partes: na primeira ficaram as explanações e na segunda após o intervalo, o debate.


O ambiente estava lotado, com representantes dos setores público, civil e usuários. No entanto, foi possível perceber que a maioria destes não está comprometida com o processo participativo, pois no retorno do intervalo, oportunidade que teriam para exporem suas idéias, remanesceu no ambiente um público de aproximadamente 40% do inicial. O diferencial desse evento foi explanação dos representantes da empresa que está elaborando o plano estadual de recursos hídricos (COBRAPE) sobre as etapas de elaboração do mesmo e a metodologia utilizada para cada aspecto abordado, e o espaço aberto para a participação dos presentes, que poderiam fazer questionamentos (escrito ou oral) aos palestrantes. Havia também na pasta de materiais um formulário para que os presentes encaminhassem contribuições técnicas para auxiliar na elaboração do plano. As contribuições técnicas podem ser encaminhadas também via internet pelo site da SUDERHSA, até o dia 30 dejunho de 2009.


Abraços Coletivos!
Leslie Aparecida Dias.
CJ Arenito Caiuá/Instituto Caiuá

Nenhum comentário:

Postar um comentário