sexta-feira, 24 de abril de 2009

III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

A III CNIJMA aconteceu de 03/04/09 a 08/04/09 em Luziânia – GO. Os membros dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, escolhidos para representarem o CJ do seu Estado, chegaram a Luziânia - GO no dia 30/03/09 para participar da capacitação para serem facilitadores durante a Conferência. A capacitação estendeu-se até dia 02/03/09. Durante a capacitação vivenciamos as metodologias e as atividades que aplicaríamos com os delegados durante a CNIJMA.
A chegada dos delegados (preadolescentes e adolescentes de 11 a 14 anos) aconteceu no dia 03/04/09, dia reservado para as delegações chegarem e se acomodarem. Porém foram realizadas algumas atividades de recreação, oficina de Percussão Corporal e a noite aconteceu a cerimônia de abertura, com a Orquestra Filarmônica de Brasília coma apresentação “Pedro e o Lobo”.
No segundo dia a agenda esteve lotada com atividades como: apresentação da equipe da Conferência, acordo de convivência, quebra-gelo, Diálogo conceitual com a senadora Marina Silva e Eli da Veiga, formação dos grupos de trabalho de acordo com o tema escolhido: Água , terra, ar, fogo. Tendo a noite atividade cultural.
No terceiro dia Oficinas e Atividade Cultural. Foram oito oficinas: Publicidade, Teatração, Rádio, Fanzine, Trilha da Vida, Comunicação Virtual, vídeo e Carta das Responsabilidades. Atividade cultural baseou-se na “Contação de Histórias” tendo a troca de experiências e histórias sobre a cultura de índios, negros e assentados.
No quarto dia houve continuação das oficinas no período da manhã. A tarde teve uma apresentação sobre a REJUMA e as COM-VIDAS existentes e alguns frutos positivos, tendo após a vivência do Momento COM-VIDA. Para esse momento os delegados foram divididos por Estado, participando também desse processo os acompanhantes, que até então tinham atividades separadas dos delegados. Os mediadores dessa conversa foram os membros do CJ. No caso do Paraná, a principio foi bem proveitoso, pois ao contrário da relação existente entre as COE (Comissão de Organização Estadual) de outros estados e os CJ’s, não existia uma relação formada, a qual se deu de forma harmoniosa. A atividade Cultural noturna, desse dia era a mais esperada, pois cada delegação apresentaria um pouco da cultura de cada estado. Tiveram atrações lindas, mostrando a riqueza e a diversidade da cultura brasileira, além de mostrar que entre os delegados não existia preconceito, todos eram iguais e tinham o mesmo direito e vontade de participar, sendo negro, índio, branco, portador de necessidade especial ou não.
No quinto dia ocorreu a socialização das oficinas, sensibilização com o tema “Pegada ecológica”, através da fala do Prof. Genebaldo Freire, informações sobre a Conferencia Internacional. No período vespertino: deslocamento até Brasília para entrega da Carta das Responsabilidades, não houve a passeata com faixas e cartazes em torno da questão Ambiental, pois o tempo estava chuvoso. Então entregamos os produtos da Conferência as autoridades (senadores, Ministros e Secretários presentes) sendo encerrada a mesma logo após. A cerimônia de encerramento e entrega da Carta foi apresentada por um casal de delegados, sendo o menino da delegação do Paraná, Alan. O presidente não compareceu, pois tinha atividades importantes como o aniversário da esposa. A noite houve apresentações do Grupo Toró, que acompanhou as atividades durante a Conferência, além de apresentações feitas pelos delegados e delegadas através da linguagem artística e cultural.
No Momento COM-VIDA os integrantes da COE do Paraná, se mostraram bastante motivados a dar continuidade ao processo da Conferência. Os delegados querem montar um blog para divulgar os trabalhos feitos, uma lista de contatos para continuarem se articulando e trocando informações. Os professores se propuseram a ajudar, assim como a gente se colocou a disposição também. Em junho, ainda sem data marcada, os professores pretendem organizar uma pós conferência, onde os 27 delegados que representaram o Estado na nacional compartilharam com os demais delegados do Paraná, que participaram da etapa estadual, as vivências e propostas feitas na III CNIJMA. A COE já deixou o convite e a proposta de auxiliarmos eles na organização e execução da mesma.
Durante a III CNIJMA existiu muita integração entre os membros do CJ e os delegados. Muitos por que já tinham um relacionamento durante as estaduais, mais a sua maioria foi construído ali. Aconteceram várias demonstrações de carinho e agradecimento por parte dos delegados, sendo correspondido, com um orgulho de trabalho mais que cumprido, pelos Cjnianos. No último dia, durante reunião de avaliação entre os membros do CJ e do MEC, tivemos a maior demonstração de carinho quando os delegados entraram pela sala gritando: “eu sou CJ” e “quero ser CJ”. Todos surpresos ficaram sem saber o que dizer e quando eles começaram a cantar a música que uma das delegadas tinham composto, as palavras ficaram mais escassas ainda tendo lugar assim as lágrimas. Depois de muito abraço coletivo, “bolinho” coletivo foi muito choro coletivo. Todos se emocionaram e esqueceram naquele momento dos dias e noites e às vezes madrugadas que todos passaram planejando, se preparando e discutindo. As lágrimas e o carinho das crianças foram recompensadores para todos, naquele momento a discussão em torno da organização e tudo mais, foi esquecida e se tornou desnecessária, naquele momento o importante foi perceber, que tudo valeu a pena, que sim conseguimos fazer brotar algo no coração desses delegados que querem e acharam muito importante nosso trabalho e nosso esforço.
Envolvidos de lembranças, emoção e choro tem final essa Conferência. E sim, depois de uma Conferência as pessoas não são as mesmas, até as mais duronas se emocionam e percebem que da mesma forma que fizemos diferença para essas “crianças”, elas fizeram um grande diferença em nós.
Foi uma correria incrível para conseguirmos chegar lá,mas no final de tudo, valeu muito a pena, os problemas, que problemas!? Aprendemos que quando algo não esta a favor e temos que seguir, você deve se apegar ao que é bom e seguir em frente. E que mais uma vez “juntos somos fortes, juntos somos muito mais”, e bom se as crianças são nosso futuro, a gente esta seguro!

abraços fortes e coletivo!
Denise Freires
Nyelen Ane
Fotos: Nyelen, Denise e Hyonaria CJ-TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário